Entrecapítulo 1/2

Entrecapitulo 1
Trilha sonora do dia: ‘Remix do Século XX’ – por Adriana Calcanhotto.

Gosto de ler dicionários. Não apenas consultar – ler, palavra por palavra, em busca de algumas que eu não conheço. Há sempre de três a cinco por página. Consulto sites em busca de palavras que nem mesmo o dicionário contempla. Tenho dó de ver as palavras esquecidas e empoeiradas, aguardando a morte silenciosa. Não sou contra a forma moderna de falar, não escrevo “por obséquio” em uma mensagem de texto, por exemplo, mas enxergo uma beleza especial nas palavras em desuso. Acredito que quando uma palavra morre, leva seu significado junto. O que a gente sente precisa ser expressado, é só assim que conseguimos entender o que estamos sentindo. O que não tem estampa, não tem palavra, é só uma coisa esquisita, incompreensível.

Eu estou sentindo uma tristeza assim, maior do que essa palavra comporta. É uma tristeza esquisita. Recorri aos dicionários em busca de alguma palavra que pudesse servir, que pudesse me explicar o que é isso, mas não encontrei. No meio do caminho, porém, esbarrei em uma palavra que o Google não sabe o significado. Nenhum dicionário on-line sabe dizer o que é  “mangamicúsi”, apenas que é um substantivo masculino. O som aquece minhas lágrimas. Seja lá o que ela um dia significou, mangamicúsi é o som da minha tristeza.

